6 Maneiras Tornar sua Empresa Conhecida Utilizando as Hashtags

Que a # é muito utilizada nas redes sociais, todo mundo sabe. Mas afinal de contas, para que ela serve? Será que utilizamos da forma correta? Como empresário, posso usar a # para alavancar as minhas vendas? As respostas para todas essas perguntas estão neste artigo. Prepare-se para a descoberta do poder que uma # tem e o que ela pode causar no seu perfil, no seu negócio ou no seu reconhecimento à nível mundial.

O recurso nasceu no Twitter, cresceu e não para de gerar retorno em todas as redes sociais, principalmente no Instagram. A hashtag (#), utilizada sempre junta à uma palavra-chave, faz com que vários assuntos inter-relacionados se juntem em uma categoria pela palavra ou frase utilizada. Ela organiza e facilita a pesquisa das pessoas por determinados temas. Como o alcance é mundial, esta é uma forma de investimento gratuito no seu negócio. Seja num sonho de ser influencer, aumentar vendas ou até mesmo gerar grandes impactos por sua causa social ou ambiental. Lembrando que tudo pode acontecer caso o seu perfil seja público, assim há uma maior liberdade de expansão do seu conteúdo pelo Instagram.

Ao procurar na aba de pesquisa do Instagram sobre a # que você utilizou na sua postagem, irá aparecer todos os perfis que também a utilizaram, quais os comentários sobre ela e quais personas (público-alvo) reagiram bem a ela. Você também verá qual a relevância que ela tem, terá uma noção do alcance e quais os tipos de conteúdo que são relacionados a ela. Com isso, poderá criar estratégias para se conectar aos seus seguidores/clientes, aumentará o poder de alcance da sua postagem, conquistará novos públicos e terá um domínio sobre quais conteúdos deve estudar e passar o conhecimento.

Existe uma série de formas para uso das quais você pode usufruir. Segue algumas:

1. Use a # abaixo do conteúdo ou nos comentários

Isto é indicado pois se você adiciona as suas hashtags bem no início do texto, acaba que o seguidor tem de clicar no “ler mais” para ver todo o conteúdo. E muitos não fazem isso por falta de paciência. Isto aponta ao Instagram que a sua postagem não tem tanta relevância. Mas, se você deixa as hashtags para o final do texto ou as coloca nos comentários, as pessoas ficam mais tempo na sua publicação e o Instagram te dá uma nota alta de relevância, o que aumenta o alcance. Lembrando sempre que o ideal é que a sua # seja curta, específica e objetiva; facilitando para que o seu “post” entre na categoria que você almeja.

2. Siga algumas # estrategicamente

Muitos não sabem, mas também há a possibilidade de você seguir um conteúdo específico, não apenas perfis. Isso te ajuda no uso estratégico da #, pois assim você pode mapear o público que reage positivamente ao seu “trabalho”. Desse modo, siga hashtags que tenham haver com o que você faz, produz.

3. Revise as # que os atuantes do seu ramo mais usam

Dando uma olhada nas # utilizadas por grandes empresas e personalidades conhecidas na sua área, você ficará por dentro de tudo o que está sendo feito. Irá saber qual tipo de conteúdo o público deles mais gosta, quais as tendências e poderá comparar com o que você faz para ter uma noção do caminho que deve seguir.

4. Observe as # Utilizadas Pelos Concorrentes

Por ser bem parecida com a dica acima, você pode considerar os mesmos quesitos. Exceto em questão de estratégias competitivas. Caso você queira ser o melhor posicionado no ranking do seu ramo, deve criar meios de se destacar na concorrência. Veja o conteúdo passado por eles e você terá um conhecimento de suma relevância.

5. Trabalhe com # de Localização

Pode parecer bobo, mas a partir do momento que você coloca uma # com a localização, as pessoas que não seguem o seu perfil mas viram a sua postagem, por conta da categoria inserida, saberão aonde você ou o seu negócio está. Isto pode fazer aumentar o seu número de seguidores ou clientes. Uma ressalva é que não se pode adicionar muitas # em um mesmo momento. Por mais que o Instagram permita até 30 #, pelo aperfeiçoamento do algoritmo ele pode identificar o seu “post” como um spam e diminuir o seu alcance. O número ideal é de 5 à 10 hashtags.

6. Crie uma # para sua Marca e/ou Causa

A criatividade conta muito! Caso você tenha uma palavra ou expressão que faça as pessoas lembrarem da sua marca/causa, utilize-a. Isto faz com que o seu público adicione em algumas postagens a # com a palavra ou expressão e desperte a curiosidade de outros. Um outro ponto que você não pode deixar passar é sobre não ser bom editar uma # depois da publicação. A partir do momento que você edita, o algoritmo do Instagram para a expansão do alcance da postagem e recalcula tudo. Caso seja extremamente necessário, aguarde entre 30 e 60 minutos. Fazendo assim, não atrapalhará muito em questão do alcance.

DICA BÔNUS!

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com o uso estratégico da #, além das buscas pela própria rede social. Entre elas estão:

Tagboard, ela é gratuita e permite que você pesquise hashtags em várias redes sociais ao mesmo tempo.

Agorapulse também é paga e permite o monitoramento das # e dos resultados dos seus conteúdos em tempo real. Além de sugerir quais são as # ideais para você usar em determinado “post”.

Rite Tag também é gratuita e indica qual a probabilidade de sucesso que você vai ter utilizando tal #. Além disso, indica quais # semelhantes terão um melhor alcance.

Viu qual o poder que uma # tem? Agora você poderá usá-la conscientemente e à seu favor. Pequenas mudanças podem causar grandes impactos!

Não vá embora agora!

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