Qual a importância de um Plano de Negócios para a sua organização?

Muitos empreendedores abrem uma empresa sem mesmo antes obter dados, fazer análises e montar um planejamento estratégico; baseado no segmento ao qual está inserido. Isto, provavelmente, irá prejudicar o negócio, como ocorre com a maioria das micro e pequenas empresas que vão à falência em menos de 5 anos.

Para que você não corra os mesmos riscos, é importante se preparar e consolidar a confiança de que a sua organização tem grandes chances de dar certo. Há várias maneiras de fazer isso, uma delas é realizar um Plano de Negócios. Neste artigo iremos explicar como este Plano é estruturado e em quais áreas ele irá te ajudar.

O que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios consiste em uma ferramenta de gestão que analisa detalhadamente todas as áreas de uma organização. Tem o intuito de estruturar um empreendimento. Isso pode ser feito por meio da elaboração dos seguintes serviços: Plano de Marketing, Pesquisa de Mercado e Viabilidade Financeira, para que o negócio alcance os objetivos determinados pelo cliente.

Quais são as etapas de um Plano de Negócios?

Na Iniciativa Consultoria, o Plano de Negócios se divide da seguinte forma:

1 - Pesquisa de Mercado: É dividida em três etapas que são: Análise de Setor, Pesquisa de Público-alvo e a Análise de Concorrentes. A primeira se baseia em observar o comportamento e as tendências do nicho em que pretende entrar. A segunda é feita através da aplicação de questionários quantitativos ou qualitativos para identificar o perfil, os hábitos e as necessidades do seu público. A terceira é responsável por verificar quais são os seus concorrentes diretos e indiretos e quais os quesitos que te põe à frente ou atrás deles.

2 - Plano de Marketing: É recomendado para empreendedores que sofrem com dificuldades de atingir o seu público alvo, geralmente por problemas de divulgação e desconfiança dos consumidores.

A nossa empresa oferece soluções que se adequam perfeitamente a esse tipo de problema ajudando a moldar práticas e estratégias internas e externas para melhorar o Marketing do seu negócio. Os resultados esperados desse serviço envolvem um posicionamento mais efetivo da empresa no mercado e maior alcance e satisfação dos clientes, garantindo o sucesso e progresso do negócio.

3 - Viabilidade Financeira: O estudo tem como objetivo ajudar o empreendedor a avaliar o plano de investimento realizado, demonstrando a viabilidade do negócio. Dessa forma, é possível calcular os investimentos necessários para abrir o negócio, projetar vendas e receitas futuras e também o payback (tempo de retorno do investimento).

Por que um Plano de Negócios é importante para a sua empresa?

É por meio desse documento que uma ideia pode (ou não) ser validada no mercado. Mais do que definir o que fazer e em qual direção seguir, o plano detalha quais serão os meios necessários para que você possa atingir esses resultados. De nada adianta apenas ter boas ideias se, na prática, não há meios de viabilizá-las.

Podemos tomar como exemplo uma analogia simples. Imagine que você está em São Paulo e precisa fazer uma viagem para Santos. Esse é o seu objetivo final. Para que você atinja esse objetivo há várias maneiras que podem ser empregadas, como carro, moto, ônibus, a pé e até mesmo de helicóptero.

Cada uma das alternativas têm os seus prós e os seus contras. Por exemplo, ir a pé é a opção com o custo mais baixo, mas ela também é a mais demorada, a mais arriscada e a mais cansativa. Por outro lado, ir de helicóptero é a alternativa mais cômoda e rápida, mas o preço a se pagar por isso pode não estar ao seu alcance – ou não valer a pena.

Portanto, é no Plano de Negócios que você dirá onde quer chegar e quais meios empregará para que isso aconteça, bem como qual investimento será necessário em cada uma das etapas. Note que esse não é um documento definitivo e, por essa razão, ele está sempre sujeito a mudanças, se necessário.

O Plano de Negócios é um dos principais serviços que realizamos, se você gostou do artigo, e entendeu que esse serviço é importante para o seu negócio, clique no botão abaixo.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly