como faço para abrir uma empresa?

Você tem um sonho de abrir uma empresa? Trabalhar com o que sempre quis? Ser o seu próprio chefe? Aqui, daremos algumas dicas dos primeiros passos para abrir seu negócio!

Abrir uma nova empresa exige determinação, planejamento e alguns conhecimentos. Por exemplo, você precisa entender o mercado do setor que você quer abrir, o seu público, como você vai atingi-lo, quais estratégias de marketing você vai utilizar, quanto custa para abrir uma empresa e muito mais!

Sabemos que pensar tudo sozinho pode ser complicado e confuso, por isso, vamos auxiliá-lo em como começar esse sonho através dos seguintes passos:

  1. Defina que negócio você quer abrir

Reflita sobre suas habilidades e conhecimentos, e entenda em que tipo de negócio você pode utilizá-las. Que tipos de habilidades você tem e gostaria de exercer? Qual deles te auxiliariam a abrir uma empresa?

Por exemplo, você gosta muito de cozinhar, já fez vários cursos, estudou e se especializou, trabalha neste ramo há anos! Assim, você refletiu e percebeu que gostaria de abrir um restaurante.

Viu? Você pensou nas suas habilidades e conhecimentos e as cruzou com opções de negócios existentes, definindo que tipo de negócio você quer ter!

  1. Questione se você tem perfil de empreendedor

É importante você entender se você tem os conhecimentos técnicos-administrativos necessários para comandar e organizar uma empresa.

Mas, se você perceber que não tem esse perfil, não precisa desistir!

É nesta hora que você reflete se gostaria de ter um sócio para comandar a parte administrativa, se vai contratar uma empresa para lhe ajudar no processo ou, se vai estudar e entender melhor sozinho toda a parte burocrática da empresa. 

  1. Faça um Plano de Negócios 

O Plano de Negócios é um documento estratégico e operacional que detalha todos os aspectos de um negócio ou empresa. Ele serve como um guia abrangente que define a visão, os objetivos, a estratégia e as operações de um negócio, ajudando empreendedores, gestores e investidores a entender como a empresa pretende operar e ter sucesso.

Na Iniciativa Consultoria, por exemplo, temos dentro do Plano de Negócios: a Análise de Mercado – que é composto pela a Análise de Setor, de Concorrentes, de Ponto Comercial e de Público-Alvo. Além desses, o Plano de Negócios também engloba o Plano de Marketing, o Planejamento Estratégico, o  Plano Operacional e a Viabilidade Financeira. 

Esses serviços ajudam você a entender melhor o mercado escolhido, as estratégias para o público, marketing e vendas, assim como a entender suas metas para a empresa e dentro dela, como organizar  seus funcionários e o negócio como um todo. Ademais, ajudam a entender se o seu negócio será viável ou não financeiramente.

  1. Se organize para obter crédito

Você pode apresentar as informações do seu Plano de Negócios, para obter credibilidade, aos seus investidores ou para conseguir um empréstimo no banco. Além disso, você pode conseguir auxílios financeiros para suas necessidades profissionais, com fornecedores e prazos de pagamento, financiamentos e análise das necessidades, para renegociar o pagamento de empréstimos, melhor opção de financiamento para seu negócio.

  1. Contrate um contador e advogado de confiança

            Esses dois profissionais te auxiliarão a definir:

  • O modelo de negócios da sua empresa (franquia, assinatura, freemium, marketplace, economia colaborativa, por exemplo);
  • O tipo de empresa que você irá abrir, Microempreendedor individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • A natureza jurídica da empresa, ou seja, Empresário individual (EI), Sociedade limitada unipessoal (SLU), Sociedade limitada (LTDA);
  • Escolha das atividades para exercer, a fim de enquadrá-las no CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
  • O regime tributário, isto é, se será Simples, Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;
  • Fazer o registro da empresa na Junta Comercial;
  • Obter o alvará de localização e funcionamento;
  • Se houver necessidade, fazer a inscrição Estadual ou Municipal.

Após essa última etapa, seu sonho estará realizado! 

Se ainda não sabe por onde começar e precisa de uma ajuda, venha conhecer a Iniciativa Consultoria. Traremos as melhores soluções para você!

Não vá embora agora!

Preencha nosso formulário e receba conteúdos exclusivos pare te ajudar com problemas relacionados á gestão de negócios!


    Áreas de interesse

    Processos InternosRecursos HumanosFinanceiroComercial/VendasMarketing

    Agora se você quer uma conversa com a gente, você pode solicitar uma reunião de diagnóstico gratuita.