Como Processos Seletivos diferenciados podem agregar experiência

É cada vez mais comum, hoje em dia, as pessoas buscarem entrarno mercado de trabalho muito jovens e com pouca experiência, o que favorece o nervosismo e despreparo, podendo se tornar entraves na hora de conseguir uma vaga de emprego. Entretanto, essa situação pode ser amenizada para aqueles candidatos que, em algum momento tenham a oportunidade de passar por processos seletivos diferenciados, uma vez que esses processos podem agregá-los experiências enriquecedoras e torná-los mais preparados para desafios futuros.

Além disso,processos seletivos agregadores também são de extrema importância para aqueles que já ingressaram no mercado há mais tempo,visto que grande parte dos trabalhadores estão acostumados a seremcontratados apenas através de testes padronizados, como provas que testam seus conhecimentos na área em que irão atuar e entrevistas com perguntas que se repetem em diversas empresas, tornando-se algo previsível. Esses trabalhadores, quando pegos de surpresa por processos seletivos fora do padrão podem acabar apresentando um desempenho negativo e, por isso, é enriquecedor mesmo para aqueles que estão no mercado há mais tempo passarem, pelo menos uma vez, por uma experiência diferenciada.

MAS O QUE SERIA UMA PROCESSO SELETIVO DIFERENCIADO?

Um processo seletivo diferenciado seria aquele que além de testar os conhecimentos do candidato também testa quesitos como sua interação social e criatividade e, principalmente, dá ao trabalhador a oportunidade de adquirir boas experiências e preparo através de suas etapas.

Dinâmicas em grupo são bons exemplos de atividades que podem enriquecer um processo de admissão e ao mesmo tempo testar a interação social do candidato, que deve demonstrar sua capacidade de trabalhar em equipe. Essas dinâmicas, portanto, são positivas tanto para aquele que está buscando o emprego, que terá aoportunidade de adquirir experiência em relação ao trabalho em equipe, quanto para o empregador, que poderá saber ainda mais sobre as habilidades de seu candidato.

Ademais, a etapa de Trainee em um processo seletivo também é extremamente agregadora para o trabalhador. Isso porque mesmo que ele não seja contratado ao final, já terá recebido capacitações e treinamentos que irão auxiliá-lo durante a vida profissional e se tornarão um diferencial de grande enriquecimento, além do candidato ter a oportunidade de estar inserido no ambiente em que deseja trabalhar, mesmo que por pouco tempo.

Portanto, diante das informações acima, podemos perceber como um processo de seleção diferenciado é capaz de somar conhecimento e preparo aos trabalhadores atuais, algo de extrema importância e que faz toda a diferença dentro do mercado de trabalho, evitando o despreparo e o nervosismo exacerbado em futuros desafios.