Como as redes sociais afetam o comércio?

As redes sociais se popularizaram muito durante as últimas décadas e estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Atualmente, é muito raro encontrar alguém que não possua pelo menos uma rede social. Por isso, as mídias sociais estão afetando diversas áreas em todos os sentidos cada vez mais e, uma delas é o comércio.

A partir disso, a Iniciativa trouxe para você algumas análises sobre como as redes sociais podem impactar o comércio!

QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE AS REDES SOCIAIS TROUXERAM AO MERCADO?

  1. Aumento da visibilidade da marca

Atualmente, segundo a Forbes Brasil, nosso país é o terceiro maior país que consome redes sociais no mundo, desse modo podemos perceber como as redes sociais estão presentes no cotidiano dos brasileiros.

Se analisarmos esses dados podemos encontrar oportunidades que as redes sociais trazem ao comércio, uma delas é o aumento da visibilidade da marca. Como as pessoas estão constantemente conectadas às redes sociais, estas, se forem utilizadas de forma correta, acabam por se tornar uma vitrine para o seu produto! 

  1. Inserção de jovens no comércio

É notório que uma parte significativa das pessoas que estão conectadas à redes sociais é o público juvenil, isso provavelmente se deve ao tempo livre que estes possuem em relação aos adultos. Entretanto, esses jovens podem aproveitar as diversas informações que a internet nos traz e o tempo livre para se inserir dentro de algum negócio ou até mesmo tornar as redes sociais sua própria fonte de renda.

Um exemplo disso é o jovem Enaldo Lopes, ou também conhecido como “Enaldinho”, que começou com um canal no youtube que atualmente possui 30 milhões de seguidores e 3,2 bilhões de visualizações e o pico mais assistido no país.

  1. Criação de lojas virtuais

No ano de 2022 foi registrada a abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil Ainda nesse, foi registrada a marca de 565 mil lojas virtuais em todo o Brasil.

Atualmente, por conta da internet e redes sociais, tornou-se mais fácil e mais barato criar uma loja, uma vez que ela pode ser digital. Assim, torna-se mais viável por haver menos custos, dando maior oportunidade para pessoas que têm a vontade de empreender e, ao mesmo tempo, movimentando o comércio.

  1. Inovações no setor

Nos dias atuais, a internet e redes sociais  são fontes de informação muito utilizadas, graças a rapidez que as informações passam por ela. Isso pode acabar servindo como uma oportunidade para seu negócio!

Devido a facilidade em captar informações, é muito simples saber o que está em alta no comércio em geral. Com isso, os comerciantes podem utilizar essas informações para ajustar seus estoques e estratégias de marketing, maximizando assim suas oportunidades de venda. Entretanto, as tendências mudam com bastante frequência, dessa forma os comerciantes devem verificar constantemente as tendências do mercado para garantir que estão atendendo às demandas dos consumidores de forma eficaz.

  1. Posicionamento da marca 

Somente entre setembro e dezembro de 2023 foram abertas 1.150.149 milhões de empresas no Brasil. Logo, notamos quantos brasileiro colocam em prática o seu sonho de abrir sua empresa. Entretanto, muitos que querem ter seus próprios negócios não possuem conhecimento para manter o projeto ativo e viável. 

Um dos maiores erros é a falta de posicionamento da marca, ou seja, quando o seu negócio não tem a sua identidade própria, o que faz com que ele seja esquecido pelos consumidores, e não lembrado. Porém, atualmente as redes sociais possibilitam que essa identidade seja formada de modo muito mais simples, por meios de posts que caracterizem a imagem que a empresa quer  passar, pelo seu discurso, diferencial e posicionamento na internet. 

E aí, precisa de ajuda para alavancar as redes sociais da sua empresa e definir seu posicionamento? Entre em contato com a Iniciativa Consultoria e nós ajudaremos você!

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