Empreendedorismo no Brasil: vale a pena empreender no país?

Abrir um empreendimento onde você é o seu próprio chefe. Revolucionar um negócio que estava indo mal. Será que abrir e lidar com empresas é tão fácil quanto parece? Ou melhor, vale realmente a pena empreender no Brasil? 

Essas são dúvidas que permeiam a mente tanto de gerentes experientes quanto de pessoas que sonham em abrir seu próprio negócio. E elas são bem pertinentes, afinal, investir em uma ideia sem ter muitas informações sobre o cenário e o mercado de interesse pode gerar o medo de falhar.

Com isso, é extremamente importante entender um pouco mais sobre o empreendedorismo para entender se fazer parte desse processo vale a pena. Para isso, trouxemos um panorama do empreendedorismo brasileiro que te permite entender como anda a área atualmente.

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

O dicionário Michaelis define empreender como “resolver-se a praticar (algo laborioso e difícil), tentar” ou “pôr em execução, fazer, realizar”. Por isso, é possível entender que o empreendedorismo está ligado a transformar uma ideia em uma nova solução, a colocar em prática uma nova ação.

Entretanto, nem toda ideia é um caminho para o sucesso. Ter a capacidade de projetar novos negócios e conseguir idealizar transformações tanto inovadoras quanto arriscadas em companhias nem sempre é fácil. Porém, essas são atividades que são ligadas ao empreendedorismo.

Considerando isso, empreender é muito mais do que colocar algo em prática. Na verdade, ele é visto como um processo onde é preciso estar atento às oportunidades de mercado para, assim, criar um projeto ou empresa.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UM PANORAMA GERAL

Ainda que com diversos impasses, o Brasil é um país em que essa atividade está em crescimento. Em 2019, mesmo com crises econômicas, a taxa de empreendedorismo era de 38,7 milhões, em que 53,4 milhões de brasileiros atuavam em seus próprios negócios. Foi a segunda maior taxa de desde 2002, segundo os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Em 2020, no ano em que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, os microempreendedores individuais (MEIs) cresceram em 13,23%, de acordo com os dados do Portal do Empreendedor. Portanto, 3,6 milhões de novas empresas foram abertas no país, totalizando 19,9 milhões de firmas funcionando no Brasil.

Apesar das adversidades vivenciadas no de 2022 com a guerra na Ucrânia, Copa do Mundo fora de época, eleições presidenciais e a volta de atividades presenciais, o Brasil obteve mais de 3,3 milhões de companhias abertas, totalizando 1,9 milhões de CNPJs, conforme os dados do Painel de Mapas de Empresas.

Dessa forma, pode-se observar que o Brasil é um fomentador de empreendedores e, além disso, o empreendedorismo digital auxilia essa fomentação, uma vez que o baixo custo de investimento, a flexibilidade e a praticidade de abrir um negócio sem sair de casa estimulam mais ainda as pessoas.

Por que alguns negócios dão certo e outros não?

Infelizmente, muitos MEIs fecham antes de completarem cinco anos de funcionamento, cerca de 29%, segundo o levantamento do Sebrae. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, há falta de planejamento nessas empresas, o que faz com que elas não consigam durar muito tempo.

Desta maneira, é extremamente importante consultar materiais ou consultorias qualificadas para que isso não ocorra com a sua empresa. Então, se achar que vale a pena empreender e precisar de auxílio em todo esse processo, entre em contato conosco. Te auxiliaremos a transformar sonhos e ideias em realidade!

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