A relação com o cliente é a parte mais importante do processo de vendas. É essencial que esse relacionamento seja claro e benéfico para ambas as partes e é nessa hora que entra o famoso marketing. Saber quem são aqueles que comprariam o seu produto ou serviço, ou seja, definir seu público-alvo é fundamental para se ter um conhecimento do mercado e entender suas necessidades. Através disso, e de uma boa estratégia de marketing, as empresas conseguem atingir seus objetivos e alcançar, cada vez mais, um maior engajamento, para que assim, tenham um maior número de vendas.
Definição de Público-alvo
Saber e entender quem se interessa e quem compraria seu produto ou serviço é de extrema importância e é o primeiro passo a seguir para obter um bom plano de marketing .
Para definir o grupo de possíveis consumidores da sua empresa é necessário realizar a segmentação de mercado. Nela, são feitas análises de mercado, a fim de seccionar o mercado em “fatias”, de acordo com diversas circunstâncias, sendo elas:
- Localização
- Idade
- Poder aquisitivo
- Hábitos de Consumo
A partir dessas pesquisas, é possível entender as necessidades e os desejos do seu público-alvo. Entretanto, pode-se estabelecer uma estratégia executável de marketing que atenda seus anseios, através do entendimento de suas particularidades.
Utilize o Marketing de Conteúdo como combustível
O marketing de conteúdo consiste em alcançar novos e fidelizar os atuais clientes através de uma estratégia a longo prazo, não uma campanha. Porém, para alcançar esse objetivo é preciso seguir alguns passos:
- Entender o seu público-alvo; seus gostos e preferências;
- Estar presente nos canais e mídias sociais onde estas pessoas estão mais presentes com conteúdos informativos e não mensagens de vendas;
- Ser interessante para o seu público-alvo. É nele que estarão os seus maiores clientes, então entregue um conteúdo autêntico e inovador através de diversas plataformas digitais (ter um leque grande de opções de entrega de informações, é excepcional para gerar valor aos olhos do consumidor)
Através da imagem abaixo, podemos observar os maiores meios usados para o marketing de conteúdo:
- Ganhar confiança do cliente. Nessa etapa é essencial que haja uma constância na entrega de informações e soluções, já que há uma conexão pré-estabelecida, visto que a sua empresa já se tornou interessante para o seu público-alvo. Por exemplo, o envio de e-mails com conteúdos conscientes sobre determinados temas.
- Por fim, basta gerar um vínculo forte com o cliente. A partir dessas etapas, ele perceberá o valor da empresa e o comprometimento da mesma. Assim, sua fidelização ficará cada vez mais fácil e o relacionamento entre negócio e cliente ficará mais forte.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
- Aumento no engajamento da empresa
- Aumento na geração de leads (Devido a pesquisa bem definida do público-alvo)
- Fidelização de clientes
- Educar mercado/clientes (Levá-los de um problema a uma solução)
- Engajamento da marca
- Geração de vendas
Fica evidente, então, que o marketing de conteúdo se diferencia das demais formas tradicionais de publicidade na internet. Essa prática é uma nova forma de se comunicar com seu público-alvo, gerando valor a sua empresa através da constante entrega de conteúdo relevante por diversos meios de comunicação no mundo digital. Logo, é essencial que a definição do público-alvo seja bem feita e completa, já que ela será a base para a realização do marketing de conteúdo.
Além disso, possui outra vantagem, muito importante, de informar, mas sem a ansiedade de querer vender logo. É essencial que haja calma, visto que é necessário manter o vínculo com o cliente, mesmo após sua fidelização.
Dessa forma, essa técnica busca aumentar as vendas das empresas. De acordo com o Content Trends de 2018, 73% das empresas brasileiras adotam essa metodologia, assim, a maioria dos negócios no Brasil já observou o quão benéfica é a adoção do marketing de conteúdo e a geração de resultados no aumento das vendas.
Viu como aumentar suas vendas através dessa inovadora forma de marketing? Agora mão na massa e foco nos objetivos!
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