Trends: Por que os empreendedores devem estar atentos aos assuntos do momento?

Trends, o que são?

Trend significa tendência, é algo que está em alta ou popular no momento. Uma trend pode ser uma ideia, um estilo, um produto ou um comportamento. Elas podem ser influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo a mídia, a cultura pop e a tecnologia, assim como também podem ter um impacto significativo na sociedade, podendo moldar a cultura, a economia e o comportamento das pessoas. 

Um exemplo de um assunto do momento é a sustentabilidade, que está ajudando a reduzir o impacto ambiental da indústria da moda e a da alimentação saudável, além de conduzir as pessoas a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis. 

Para o que elas servem?

As trends podem ser usadas para promover mudanças sociais, como por exemplo, a campanha #MeToo que levantou a conscientização sobre o assédio sexual. Outra trend importante também, foi a campanha Black Lives Matter que ajudou a promover a visibilidade do movimento pela igualdade racial.

 Os assuntos do momento são uma força poderosa que pode moldar o mundo de diversas maneiras, e é importante estar ciente das mesmas usando-as para promover mudanças positivas.

Nos últimos anos foram recebidas cada vez mais informações sobre as trends e previsões do que está por vir. Elas estão em reports (consolida todas as informações do negócio e tem como objetivo dar suporte e direção à tomada de decisão) feitas por empresas pagas, em pílulas espalhadas de forma gratuita nas redes sociais e em eventos com cada vez mais apelo. No início da pandemia, mesmo antes de saber “o que era”, “como”, “quando” e “se” iria acabar, foram recebidos diversos reports do “novo normal” e o mundo “pós-pandemia”.

Acompanhando estes relatórios, de diversos lugares do mundo, foi percebido cada vez mais que as trends vão se mantendo ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, muitas delas acabam virando oportunidades de mercado e não se concretizando de vez. Logo, vem uma outra onda e movimentos importantes não são implementados. Por isso, você deve estar sempre atento aos assuntos do momento, pois é uma chance de fazer dele uma oportunidade ou estratégia para o seu negócio!

Como assim?

Contar com as novas tendências, principalmente de marketing, é fundamental para o sucesso de empresas dos mais variados portes e ramos. Afinal, trata-se da prática que representa a capacidade que uma companhia tem de elaborar e de adotar estratégias únicas e eficazes para se destacar da concorrência, atraindo clientes e impulsionando o desenvolvimento dos negócios. 

Dessa forma, podemos dizer que estar por dentro das trends é mais do que um diferencial: é uma necessidade. Com o aumento da competitividade, a evolução tecnológica e as mudanças nos hábitos dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, as empresas precisam se reinventar, do contrário, ficarão para trás.

Implementando novas estratégias e aproveitando tudo que a transformação digital tem para oferecer, torna-se mais fácil gerar uma nova conexão com os clientes. Na prática, é viável se adaptar ao mercado e atender às demandas dos consumidores com proatividade.

Diante disso, se você ainda não sabe como inovar, se reinventar ou utilizar as trends como estratégia para o seu negócio, entre em contato com a Iniciativa Consultoria para ter ajuda nesse processo de reinvenção e melhoria! Não perca essa oportunidade e agende um diagnóstico gratuito com a gente!

Não vá embora agora!

Preencha nosso formulário e receba conteúdos exclusivos pare te ajudar com problemas relacionados á gestão de negócios!


    Áreas de interesse

    Processos InternosRecursos HumanosFinanceiroComercial/VendasMarketing

    Agora se você quer uma conversa com a gente, você pode solicitar uma reunião de diagnóstico gratuita.